Por Tobias Leenaert (activista, co-fundador da organização Center for Effective Vegan Advocacy (CEVA), co-fundador da organização ProVeg International e autor do livro How to Create a Vegan World: a Pragmatic Approach)
As pessoas que querem fazer do mundo um sítio melhor e aderem a uma determinada ideologia têm discussões frequentes (por vezes, acaloradas). Querem por meio de debate e de argumentação mostrar à outra parte que não tem razão e que deve mudar o seu comportamento. Os vegetarianos / veganos /ativistas dos direitos dos animais têm muita tendência para fazer isso.
Sempre defendi que não é um crime tentar convencer outra pessoa de alguma coisa. No entanto, *é* uma arte. Se acreditarmos que uma coisa é boa e tivermos argumentos racionais para substanciar essa crença, temos todo o direito de apresentar a outros o nosso ponto de vista para tentarmos que mudem (não estamos, como é óbvio, a falar de coerção ou manipulação). O fulcro da questão é fazê-lo de uma forma eficaz.
Gostaria aqui de abordar a diferença entre três coisas: ter razão, ganhar um debate e ganhar.
- ter razão é quando acreditamos que estamos objetivamente certos, ou estamos de facto objetivamente certos – para o caso a diferença não é grande. Ter razão não tem um efeito real no que queremos atingir. Por exemplo, podemos ter razão sobre comer animais ser homicídio, mas se o nosso interlocutor não concordar as consequências serão quase nulas.
- ganhar um debate é algo que acontece quando o nosso interlocutor reconhece que temos razão. Pode ter efeito, mas não necessariamente. Convém não pensarmos que quando alguém reconhece a derrota num debate alcançámos mais do que uma massagem ao nosso ego. Na verdade, pode acontecer exatamente o oposto. No comércio há o ditado “ganhar um debate, perder um cliente”. A outra pessoa pode reconhecer a derrota mas isso pode fazer com que sinta ainda menos simpatia por nós ou pela causa que defendemos.
- ganhar acontece quando conseguimos de facto alcançar os objetivos a que nos propusemos. Pode ser necessário investigar um pouco. Temos de verificar se o novo comportamento do outro (iniciado com a nossa ajuda) está de facto a fazer diferença, por exemplo, para os animais. Se tal se verificar, não fomos só nós, foram todos que ganharam.
Não tentem ter razão, não tentem ganhar debates. Tentem simplesmente ganhar!
Tradução: Sérgio Duarte
Artigo traduzido com a permissão do autor.
Artigo original: http://veganstrategist.org/2015/02/19/on-being-right-versus-winning/