Que exames devo fazer?


Publicado: 2019-03-03


Por Jack Norris RD, dietista e activista, co-autor do livro Vegan for life, e co-fundador da organização Vegan Outreach.

Os veganos perguntam-me regularmente que exames médicos devem fazer. Aqui está uma lista:

Vitamina B12

Como digo em Deverei testar a minha B12? –

Os veganos não precisam de testar regularmente os seus níveis de homocisteína ou de B12 meramente por serem veganos. Mas ser vegano implica que devemos obter uma fonte fiável e regular de vitamina B12 a partir de alimentos enriquecidos e/ou suplementos. (No entanto, se passaste cerca de um mês sem uma fonte fiável de B12, deves repor as tuas reservas como descrito no Passo 1 das Recomendações.)

Cerca de 2% das pessoas não absorvem bem a B12. Embora isto nada tenha a ver com ser vegano, é bom saber se és uma dessas pessoas. Não poderás ter a certeza sem ter tido uma fonte fiável de B12 durante pelo menos umas semanas antes de fazeres o teste à B12. Para além disso, há testes específicos que medem directamente a absorção de B12.

Se fizeres o exame ao nível de B12, por favor nota que a ingestão de algas marinhas pode falsamente inflacionar os níveis de B12. Os métodos para determinar os níveis de B12 não distinguem entre B12 e alguns análogos inactivos de B12. Muitas algas marinhas contêm uma variedade de análogos inactivos de B12. Alguém que ingira grandes quantidades de algas marinhas poderá ter níveis séricos de B12 bem acima do normal, mas uma grande parte pode ser análogos inactivos de B12.

Vitamina D

Este é, provavelmente, o nutriente cujo exame traz mais benefícios aos veganos, mesmo que não tenham quaisquer sintomas de uma saúde fraca.

Cálcio

O corpo mantém os níveis de cálcio no sangue relativamente constantes, portanto fazer exames aos níveis sanguíneos de cálcio não te dirá nada de especial (para além de que não estás gravemente doente). Testar a tua densidade mineral óssea é a melhor maneira de saber em que forma os teus ossos estão. Eu não recomendo necessariamente isto, a não ser que tenhas razão para suspeitar que tens osteoporose. Já disse isto muitas vezes antes, mas direi outra vez – a maior parte dos veganos deveriam beber bebidas vegetais (ou outros alimentos) enriquecidos com cálcio ou tomar um suplemento de cálcio.

Ómega-3s

Se estás a tomar um suplemento de DHA, então não precisas de ser testado, a não ser que tenhas um problema de cognição ou outros problemas possíveis relacionados com os ómega-3. Aqui estão alguns laboratórios que fazem o exame [EUA].

Há um teste mais comum que poderá dar alguma informação sobre o teu estado de EPA — o tempo de coagulação do sangue. A maior parte dos médicos pede este exame por rotina. Se o teu sangue coagular demasiado rápido, pode estar a faltar-te EPA. Raramente ouço de um vegano que o seu sangue esteja a coagular demasiado rápido.

Ferro

Se um médico pedir um exame ao sangue, então obter vários parâmetros relacionados com o ferro para ver se tens ferro suficiente (ou em demasia) pode ser uma boa ideia, especialmente para mulheres que menstruam.

Iodo

Não há um teste directo para o iodo. Tal como o B12, é melhor simplesmente ter a certeza que estás a receber suficiente (mas não em demasia). A deficiência (e o excesso) de iodo pode levar a problemas na tiróide, portanto testar a tua tiróide seria um indicador indirecto. Carrega aqui para saberes mais sobre o iodo.

E isto conclui a lista de nutrientes para testar rotineiramente, relativamente à alimentação vegana.

 

Tradução: João Madureira

Artigo traduzido com permissão do autor.

Original: What Should I Be Tested For? http://jacknorrisrd.com/what-should-i-be-tested-for/