Qual será a melhor forma de obter a Vitamina B12?


Publicado: 2019-03-04


Por Michael Greger M.D. FACLM, fundador do site nutritionfacts.com e autor do livro Como Não Morrer (com Gene stone).

 

Qual será a melhor forma de obter a vitamina B12? Bem, a B12 não é produzida por plantas; também não é produzida por animais. É produzida por certas bactérias, algumas das quais estão no intestino dos animais, os quais são comidos pelas pessoas. Mas essa não é a melhor fonte, por causa da “bagagem” que a acompanha.

 

Tal como não podemos obter o ferro na carne de vaca sem a gordura saturada, nem a proteína da carne de porco sem a banha, nem o cálcio dos lacticínios sem as hormonas; também não podemos obter a B12 a partir de animais sem também consumir o que não queremos – como o colesterol. Por exemplo, para obter 47 microgramas de B12 a partir de ovos, dado que a absorção é tão baixa, seria literalmente necessário comer centenas de ovos mexidos por dia. 200 a 400 ovos por dia! Sabe quanto colesterol isso seria? Se obtivéssemos a B12 a partir de ovos mexidos, consumiríamos 69.000 miligramas de colesterol — praticamente o valor de um ano, num só dia.

 

Portanto, sim, as galinhas têm bactérias; as bactérias produzem B12; alguma dessa B12 passa para a galinha, e depois para o ovo — mas também acontece isso ao colesterol. Tem de haver uma maneira melhor!

 

Porque não produzem as bactérias do nosso cólon a vitamina B12? Na realidade, produzem. Numa das experiências menos apetitosas mas mais brilhantes neste campo, a Dra. Callender esclareceu que as bactérias do cólon humano produzem grandes quantidades de B12. Apesar de a B12 não ser absorvida pelo cólon, ela está activa. Como sabemos? Ela encontrou alguns voluntários veganos com deficiência de B12, recolheu as suas fezes durante 24 horas, e depois, tu adivinhaste, bon appetit! E funcionou. Eles ficaram curados. Esses tipos eram uns veganos mesmo radicais. Tem de haver uma maneira melhor!

 

E felizmente, há: os alimentos fortificados e os suplementos. São não só a fonte mais segura, mas também a mais eficaz. No Estudo U.S. Framingham Offspring, um em cada seis comedores de carne com idades entre 26 e 83 anos era deficiente em B12. As pessoas que tinham os níveis mais altos de B12 não foram as que comiam mais produtos de origem animal, mas os que tomavam suplementos, e comiam mais cereais de pequeno-almoço fortificados.

 

 

Fontes citadas

 

Watanabe F. Vitamin B12 sources and bioavailability. Exp Biol Med (Maywood). 2007 Nov;232(10):1266-74.

 

Levine AS, Doscherholmen A. Vitamin B12 bioavailability from egg yolk and egg white: relationship to binding proteins. Am J Clin Nutr. 1983 Sep;38(3):436-9.

 

Herbert V. Vitamin B-12: plant sources, requirements, and assay. Am J Clin Nutr. 1988 Sep;48(3 Suppl):852-8.

 

Raloff, Janet. Scientists find a soup of suspects while probing milk's link to cancer. Science News March 28th 2009; Vol.175 #7. 




 

Tradução: João Madureira

Artigo traduzido com permissão do autor.

Original: https://nutritionfacts.org/video/safest-source-of-b12/