A vitamina B12 e os animais não humanos


Publicado: 2019-03-04


Por Jack Norris (dietista, co-autor do livro Vegan for Life e co-fundador da organização Vegan Outreach)



Algumas pessoas sugeriram que os veganos não precisam de fortificar as suas dietas com B12 porque outros animais herbívoros não o fazem. Por esta razão, eu incluí o seguinte pequeno exame sobre o assunto.

Sumário
Há muitas maneiras de os animais principalmente, ou completamente herbívoros conseguirem potencialmente obter B12, as quais não estão disponíveis para os veganos que vivem na sociedade Ocidental.

Ruminantes
As vacas são ruminantes, tal como o são os bisontes, búfalos, cabras, antílopes, ovelhas, veados, e girafas (1). Os ruminantes têm um estômago com quatro câmaras e uma generosa reserva de bactérias no seu rúmen (a primeira câmara na qual a sua comida entra) (1). Algumas destas bactérias produzem B12 em quantidades normalmente suficientes para satisfazerem as suas necessidades (2).

Primatas
Os primatas não-humanos tipicamente comem pequenas quantidades de ovos, insectos, e pequenos vertebrados e/ou solo (3). Os gorilas, possivelmente os mais próximos do vegano de todas as espécies próximas dos humanos, comem insectos (3, 4) e por vezes fezes (5).


Herbívoros
Os cavalos, elefantes, zebras, coelhos, lebres e muitos roedores possuem extensos cecos nos seus aparelhos digestivos, localizados entre o intestino delgado e o intestino grosso (1) onde a fermentação bacteriana tem lugar. Algumas fontes dizem que todos os herbívoros não ruminantes precisam de algum reforço de B12 nas suas rações (2), mas pelo menos uma fonte diz que as bactérias no sistema digestivo do cavalo são capazes de produzir B12 suficiente se houver cobalto suficiente na dieta (6).
Muitos herbívoros selvagens, como os elefantes (7), inadvertidamente ingerem solo com frequência. As lebres, coelhos, e alguns roedores comem as suas próprias bolinhas fecais, o que proporciona uma oportunidade de obterem vitaminas produzidas por bactérias nos seus aparelhos digestivos (1).

O Cobalto é Necessário para a Produção de Vitamina B12
A disponibilidade de B12 para animais que contam com a síntese bacteriana da B12 (em vez de a obterem através dos alimentos animais) está dependente dos níveis de cobalto no solo. Citando um artigo dos Anais da Academia de Ciências de Nova Iorque (1964; 112:735-55), Crane et al. (8) notam que alguns solos na Austrália, Nova Zelândia, Grã-Bretanha, Canadá, Irlanda, Alemanha, Holanda, Quénia, Polónia, África do Sul, Suécia, Rússia, e nos EUA possuem cobalto insuficiente para a formação adequada de B12. Eles declaram, “Isto é uma preocupação muito importante para nós porque os veganos geralmente parecem crer no conceito de que todos os nutrientes essenciais serão assegurados a partir de fontes não animais. Eles esquecem-se de perceber que as plantas conseguem crescer facilmente num solo que é demasiado baixo em cobalto para a acção bacteriana abastecer os animais com B12 suficiente.”

Referências
1. Hickman CP. Roberts LS. Larson A. Integrated Principles of Zoology, 9th Edition. St. Louis, MO: Mosby-Year Book, Inc.; 1993.
2. Subcommittee on Vitamin Tolerance, Committee on Animal Nutrition, Board on Agriculture, National Research Council. Vitamin Tolerance of Animals. Washington, DC: National Academy Press; 1987.
3. Billings, Tom. Comparative Anatomy and Physiology Brought Up to Date.Part 2: Looking at Ape Diets–Myths, Realities, and Rationalizations. Acedido em 7 de Março de 2002.
4. Billings, Tom. Humanity’s Evolutionary Prehistoric Diet and Ape Diets–continued, Part E: Correcting the vegetarian myths about ape diets. Acedido em 7 de Março de 2002.
5. Woodland Park Zoo, Seattle, WA. Frequently Asked Questions About the Gorillas. Acedido em 7 de Março de 2002.
6. TheHorse.com. Horse nutrition fact sheet. Acedido em 7 de Março de 2002.
7. University of Michigan.Animal Diversity website. Acedido em 7 de Março de 2002.
8. Crane MG, Sample C, Pathcett S, Register UD. “Vitamin B12 studies in total vegetarians (vegans). Journal of Nutritional Medicine. 1994;4:419-430.




Tradução: Nuno Metello
Artigo traduzido com a permissão do autor.
Original: http://www.veganhealth.org/b12/animal