Artigos

Adoptando o Veganismo no Ano Novo: Sete Dicas para o Sucesso

Quer esteja a atirar-se de cabeça para um estilo de vida vegano no ano novo, ou a iniciar uma transição para o veganismo durante os próximos meses, aqui estão sete dicas para aumentarem as suas hipóteses de sucesso.

Ver mais

Alface e Bacon e o Ambiente: algumas considerações para activistas veganos

É a alface realmente pior para o ambiente do que o bacon? É isso que dizem as últimas manchetes, com base nas conclusões de uma nova investigação da Universidade de Carnegie Mellon, em Pittsburgh. A alface, alegadamente produz mais emissões de gases de efeito de estufa (GEE) do que alimentos prejudiciais como o bacon. Os meios de comunicação declararam, cheios de satisfação, com base neste estudo, que as dietas vegetarianas são prejudiciais para o ambiente. Mas não foi isso que o estudo mostrou. Nem foi sequer isso que o estudo analisou.

Ver mais

A Unilever, Mcdonald’s e KFC não são o inimigo

Porque razão é importante trabalhar com as grande empresas… Artigo de opinião – Matthew Glover – Co-Fundador do Veganuary Algumas pessoas no nosso movimento escolhem boicotar e fazer campanha contra grandes companhias que neste momento exploram animais. Estes activistas têm preocupações com: a ética destas companhias; o tipo de comidas que produzem (tais como processadas, em vez de WFPB (baseada em vegetais integrais não processados); como são produzidas; e como são embaladas. Eu simpatizo com estas opiniões e partilho a dor, raiva, e frustração em relação à forma como este mundo trata os animais. Mas para atingir a libertação animal acredito que precisamos de trabalhar dentro do sistema actual, e não estar a sempre a tentar lutar contra ele.

Ver mais

Opinião: Veganos, temos que acabar com esta m*rda de ser 100% perfeito

É mesmo possivel ser um vegano perfeito? E pode a perfeição ser inimiga do bem? Eu não tinha ouvido falar da Kalel antes de tudo isto, e eu só vi dois dos seus vídeos. Mas pelo que vi, estou impressionado. Outros veganos (mais veganos) não mediram as suas palavras: a Kalel não sabe o que é o veganismo. Ela não se pode chamar de vegana, ela nunca foi uma. Ela mentiu-nos ao dizer que era vegana. Ela não se importa com os animais, apenas quer o rótulo. Ela só quer saber de si mesma e quer atenção. Ela é mimada. E assim por diante. Kalel admite comer doces não-veganos e pipoca de cinema de vez em quando. E ela usa um perfume, um item de maquilhagem e uma gilete que não são veganos (ela está à procura de alternativas para tudo isto).

Ver mais

Cuidado com o dogma vegano

Supõe que te pedia para escreveres um perfil para um site de namoros. E supões que te dizia que só podias usar uma palavra para descrever o que desejas num(a) companheiro(a). Que qualidade procurarias antes de mais? A minha seria: uma mente aberta. É a qualidade que garante que podemos falar e ter boas conversas, aconteça o que acontecer. É a qualidade que ajuda a garantir a empatia, porque estamos abertos a ouvir e considerar todo o tipo de coisas. É a qualidade que garante, em suma, o desenvolvimento. O oposto de ter uma mente aberta, é ser dogmático. Ser dogmático é basicamente a atitude de não questionar as coisas. Uma pessoa não é necessariamente dogmática em todos os tópicos imagináveis, mas pode certamente ser dogmática sobre certos tópicos.

Ver mais

Prevenir Ex-Veganos - Parte 4: Porque sentirmo-nos “normais” importa

Esta é a minha 4 e (por agora) última publicação sobre as tácticas para prevenir ex-veganos. As minhas ideias sobre este tópico derivam de vários tipos diferentes de evidência – incluindo investigação com veganos e vegetarianos, assim como investigação sobre comportamentos alimentares em geral.

Ver mais

Prevenir Ex-Veganos - Parte 3: Porque a Nutrição e o Nutricionismo Importam

É importante consumir alimentos saudáveis e integrais – tal como é importante prestar atenção aos nutrientes individuais. No entanto, ultimamente, tornou-se impopular dizer isso. É aquilo a que activistas alimentares como Michael Pollan se referem como "nutricionismo". Isto é, ele e outros dizem que nos devemos deixar de preocupar tanto em relação aos nutrientes e em vez disso simplesmente consumir comida (ou comida "a sério", como eles se referem a isso). Tal como o nutricionista-celebridade Dr. David Katz diz: "Se você consumir alimentos integrais, os nutrientes tratam de si próprios."

Ver mais

Prevenir Ex-Veganos - Parte 2: O Poder da Ética

Ajudar as pessoas a tornarem-se veganas é óptimo. Mas não tem muito significado se não as podermos ajudar a manterem-se veganas. Na semana passada escrevi sobre como sobrevalorizar os benefíciosda dieta vegana pode dar origem a ex-veganos. Uma das razões pelas quais as pessoas desistem das dietas veganas é que elas perdem a fé nos seus benefícios. Isto é mais provável acontecer se as afirmações forem inverosímeis. Também corremos o risco de perder veganos (e vegetarianos) quando omitimos os debates sobre ética. Embora a saúde possa motivar muitas pessoas a tornarem-se veganas ou vegetarianas, a ética parece ser mais "fixante".

Ver mais

Prevenir Ex-Veganos - Parte 1: Adoptar o Veganismo vai-me fazer ter o aspecto da Christie Brinkley?

A Christie Binkley fez 61 anos este ano e tem um óptimo aspecto. Um aspecto incrível, na verdade. Como é que ela o consegue? De acordo com alguns blogues veganos e publicações no Facebook, ela dá o mérito à sua dieta vegana. Tem graça, porque eu tenho por volta da mesma idade que a Christie e sou vegana há uns 25 anos. E, apesar da minha dieta, a idade não tem sido tão generosa para comigo como tem sido para a Christie. O porquê não é um grande mistério. E não tem nada a ver com a forma como nós nos alimentamos.

Ver mais

Sobre a comparação entre os direitos dos animais e outras questões de justiça social

De uma forma geral, acho que devemos ter cuidado ao estabelecer paralelismos entre a causa animal e outras lutas sociais (humanas). Não percamos de vista as diferenças relevantes. Ao perdê-las de vista podemos ficar cegos e pensar que se pode aplicar exactamente as mesmas tácticas ou estilo de comunicação, quando outras, melhores, poderiam ser usadas.

Ver mais