Prevenir Ex-Veganos - Parte 1: Adoptar o Veganismo vai-me fazer ter o aspecto da Christie Brinkley?


Publicado: 2018-05-12


Por Virginia Messina, dietista e activista, co-autora dos livros Vegan for Life, Vegan for Her, Never Too Late to Go Vegan, e Even Vegans Die

 

A Christie Binkley fez 61 anos este ano e tem um óptimo aspecto. Um aspecto incrível, na verdade. Como é que ela o consegue? De acordo com alguns blogues veganos e publicações no Facebook, ela dá o mérito à sua dieta vegana. 

 

Tem graça, porque eu tenho por volta da mesma idade que a Christie e sou vegana há uns 25 anos. E, apesar da minha dieta, a idade não tem sido tão generosa para comigo como tem sido para a Christie. O porquê não é um grande mistério. E não tem nada a ver com a forma como nós nos alimentamos.

 

Num artigo publicadona revista People no ano passado, a Christie disse o seguinte: "Eu penso que existem tantas outras escolhas não invasivas que tratam dos seios descaídos, do enrugamento, e da descoloração. Eu vou ao meu dermatologista cerca de uma vez por mês e faço limpezas de pele especiais. Gosto de coisas de tecnologia moderna." 

 

Eu também gosto de coisas de tecnologia moderna. E também vou ao dermatologista com uma frequência considerável – duas vezes por ano. Eu era uma criança ruiva de cara sardenta, o que significa que tenho um risco alto de cancro de pele. (Este também é um fenótipo que não envelhece particularmente bem, independentemente daquilo que comer.)

 

O meu dermatologista gosta de examinar  minuciosamente a minha pele em envelhecimento e de remover qualquer coisa que pareça que se pode transformar em cancro, o que eu lhe agradeço imenso. Mas eu não me sirvo de nenhuma da tecnologia moderna que a Christie provavelmente usa – coisas como cirurgia a laser ou preenchimentofácil com ácido hialurónico, ou botox. Eu não estou a dizer que me importo de usar essas coisas, mas a minha seguradora não as cobre. Isto provavelmente não é um grande entrave para a Christie.

 

No entanto, não se trata apenas de uma questão monetária; há também mais do que um pouco de sorte envolvida. A Christie nasceu para ser bonita. Ela sem dúvida cuidou e protegeu essa beleza através de um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta saudável. Porque, sim, as escolhas alimentares podem ter influência em como a sua pele envelhece, algo sobre o que escrevi a fundo no livro Vegan for Her. Mas os genes continuam a ter muito a ver com isso. O Brad Pitt - outra pessoa que envelhece bonita - expressou-o melhor: "Eu sou uma daquelas pessoas que você odeia por causa da sua genética. É a verdade."

 

Eu não te odeio, Brad. E também não odeio a Christie. Ela parece ser uma pessoa adorável. Ela tem compaixão pelos animais, só para dar um exemplo. E acho que ela estava encantadora no Parks and Recreation.

 

No entanto, não gosto quando os veganos propagandeiam excessivamente os benefícios da dieta vegana. Recentemente tenho andado imersa nas pesquisas sobre ex-veganos, em preparação para uma palestra na Vida Vegan Con no mês passado e uma na Conferência Nacional de Direitos dos Animais no próximo mês. As pessoas abandonam as dietas veganas por muitas razões e uma delas é que perdem fé nos benefícios de comer desta forma. É alguma surpresa? Dizemos-lhes que os quilos vão simplesmente desaparecer, ou que os veganos não têm cancro, ou  que os veganos podem ter como garantido que vão envelhecer tão maravilhosamente como a Christie Brinkley. E, quem diria! – de alguma forma as pessoas compreendem que estas coisas não são verdade. Percebem que podem beber batidos de couves desde hoje até todo o sempre e que mesmo assim não vão ter a aparência de supermodelos ou ficar invulneráveis relativamente às doenças crónicas. 

 

Elas poderão olhar para outras celebridades como Catherine Deneuve (72 anos), Meryl Streep (66), Michelle Pfeiffer (57), Sigourney Weaver (66), Emma Thompson (56), Annie Lennox (61). Nenhuma delas é vegana (tanto quanto sei) e todas elas têm um óptimo aspecto. Não é difícil perceber que muitas mulheres abastadas e deslumbrantes conseguem envelhecer maravilhosamente seja o que for que comam.

 

E ainda há isto: eu acho aborrecido quando as pessoas me dizem que este aspecto de supermodelo é aquilo a que é suposto eu ambicionar. É sexista e é discriminação etária. Porque não há nada de errado em ter rugas e cabelo grisalho. Não há nada de mal em você parecer que tem a sua idade. Ou até em parecer mais velha do que a sua idade. A única coisa que importa é como vive a sua vida. Você não tem de ser esbelta e livre de rugas e tonificada e firme e livre de doenças para que seja uma voz para os animais. Apenas tem de escolher uma ética de justiça e integridade e compaixão.

 

E, ao contrário da saúde perfeita e da aparência de supermodelo, essa ética está disponível a qualquer pessoa. Também parece ser mais eficaz em ajudar as pessoas a manterem-se veganas a longo prazo. Foi uma das coisas que aprendi quando me demorava pelos inquéritos e estudos sobre como melhor impulsionar a mudança eficaz de comportamento e compromisso a longo prazo ao veganismo. Irei partilhar um pouco mais sobre isso na próxima semana.

 

Tradução: Nuno Metello

Artigo traduzido com permissão da autora.

Original: Will Going Vegan Make You Look Like ChsritieBrinkley?